Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Curioso e engraçado, um caranguejo de estimação♡♡♡!!!


Essa é uma daquelas histórias que só vendo para crê...
Mas é verdade isso aconteceu ontem à tarde. 
Estávamos na hora do almoço quando Valentina gritou:
-Corram um Caranguejo!
E todos nós corremos. 
- Mãe traz a câmera..
E eu depressa peguei a câmera e comecei a fotografar,  quanto mas eu chegava perto mas ele corria. 
Sinceramente não sei como ele chegou em meu quintal,  o fato é que ele estava ali e todos nós,(eu, Valentina, meu filho kayro e minhas filhas Karyllaynny e Karollaynny) 
queríamos observa-lo melhor.
Entre algazarras decidimos adota o Caranguejo,  e logo pensamos em um nome,  o escolhido fou Kako.
Fiz uma rápida pesquisa no Google, e o botamos dentro de um balde, ficamos ali observando por um grande período.
Não sei como disse isso, mas... Temos um caranguejo de estimação♡♡♡ Que Já amamos muito...
Kako o novo membro da família. ♡♡♡






Uçá, caranguejo-uçá, catanhão, caranguejo-verdadeiro ou uçaúna é um caranguejo da família dos ocipodídeos. A carne do caranguejo-uçá é muito apreciada na culinária; sua carapaça também é utilizada no artesanato, em cosméticos e na alimentação animal.

Classificação Cientifica 

Reino:      Animalia
Filo:      Arthropoda
Subfil:      Crustacea
Ordem:      ecapoda
Género:     Ucides
Espécie:     U. cordatus

O Ucides cordatus apresenta duas subespécies distintas, classificadas assim pela sua distribuição geográfica e diferenças morfológicas; o U. cordatus occidentalis (caranguejo vermelho ou guariche) é endêmico da costa oeste do continente Americano, habitando áreas de manguezais doPacífico, desde a Califórnia até o Peru; apresenta uma carapaça cinza avermelhada cujas margens laterais apresentam um nítido tom vermelho-alaranjado, com patas também de tonalidade avermelhada.

A subespécie Ucides cordatus cordatus possui carapaça de coloração que varia do azul-celeste ao marrom escuro, patas lilás ou roxas, quando na fase juvenil, e de cor ferruginosa ou marrom-escuro em exemplares adultos; sendo encontrada em mangues, desde o estado da Flórida até o Sul doBrasil; é uma das espécies mais comuns nos manguezais da costa atlântica ocidental. O termo “uçá” vem do tupi u’sa (caranguejo).

A espécie é onívora; alimenta-se principalmente de folhas em decomposição, frutos e sementes de mangue-preto, coletados próximos a toca durante a maré baixa e levados para o interior da galeria; algumas vezes observam-se o consumo de pequenos mexilhões e moluscos.

O caranguejo-uçá é territorialista; escava e mantém a limpeza de suas próprias tocas, raramente entrando em uma galeria que não a sua própria, e se isto ocorre, o invasor é imediatamente expulso. Também são animais assustados, qualquer movimento nas proximidades os afugenta para suas galerias. A profundidade de suas tocas pode chegar de 60 até 180 cm, a depender a região e época do ano.

No acasalamento, a espécie abandona sua toca, vagando lentamente e errante pelo manguezal, fenômeno conhecido como “andada”, “carnaval” ou “corrida” do caranguejo; os machos, que possuem maior porte, lutam entre si e perseguem as fêmeas para cópula. O período de acasalamento varia com os estudos e a região, sendo registrado no Brasil entre dezembro e maio.

Após a fecundação, a fêmea carrega externamente em seu abdome uma massa de ovos (bolsa ovígera); as larvas são liberadas na água e crescem no oceano, tornando-se adultos em 10 a 12 meses1 2 3 .





























segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Papa Mosca, Aranha do meu jardim!!!


Encontramos essa aranha hoje ao meio dia, ela estava em seu momento  de almoço!!!













Grilo verde, camuflagem!!!

Encontrei esse bichinho camuflado no pé de limão,  no meu quintal, acredito que seja um filhote de grilo verde!!!